Índice
Aprenda a calcular o CMV da sua franquia de cafeteria
O cálculo do CMV é um dos aspectos mais importantes dentro da gestão. Aprenda como fazer esse cálculo com eficiência!
Todas as empresas de todos os tamanhos devem utilizar o CMV nos cálculos financeiros. Você deve entender como calcular com precisão este custo VISANDO garantir que sua empresa permaneça segura e financeiramente saudável.
Não é necessariamente verdade que o lucro real de uma empresa seja satisfatório só porque ela tem um alto volume de vendas ou um alto faturamento. Por isso, o CMV é de extrema importância.
Mas, afinal, como fazer o cálculo do CMV em sua franquia de cafeteria?
Descubra nos próximos tópicos. Boa leitura!
Não deixe de conferir também os seguinte artigos:
- Você sabia que dá pra reduzir os impostos de seu negócio? Nós podemos ajudar.
- Descubra como um atendimento contábil pode ajudar sua empresa a crescer
- Planejamento tributário: como montar?
O que é CMV?
O CMV, também conhecido como Custo de Mercadoria Vendida, é um cálculo que descreve em detalhes todas as despesas associadas à venda de um produto. Ele leva em conta vários tipos de despesas, incluindo estoque e novas compras.
Ele leva em conta a aquisição de bens e insumos. O inventário é um ativo de uma empresa, constituindo parte de seu patrimônio.
Qual a importância do CMV para uma empresa?
O CMV demonstra quanto custa para você fazer para colocar seus produtos à venda. Mesmo que as despesas sejam pequenas, elas afetam diretamente sua margem de lucro. Este é o número que diz aos empresários quanto dinheiro eles realmente ganham, fornecendo-lhes uma visão sobre quais produtos estão perdendo dinheiro e quais produtos não estão gerando renda suficiente.
Saber como determinar o CMV é crucial independentemente do tamanho de seu negócio, pois lhe permitirá determinar a melhor maneira de promover seus itens sem sacrificar os lucros. Quer você faça ou não o cálculo, você pode estabelecer estratégias para reduzir as despesas, ou mesmo determinar se certos itens devem ser incluídos em seu cardápio.
Como calcular o CMV em franquia de cafeteria?
Para determinar o CMV da sua franquia de cafeteria, é necessário ter em mente que há outras variáveis que afetam o preço do seu menu final e o CMV total do seu negócio. Esta conta serve como avaliação financeira da empresa.
Estoque e compras são cruciais para esse cálculo. Ele deve ser feito da seguinte forma:
A soma do valor do estoque inicial com o valor das compras menos o valor do estoque final, de acordo com a fórmula para o cálculo:
CMV = EI + C – EF
EI é a soma do inventário inicial. A quantidade de mercadorias que você tinha em um determinado momento.
C é a quantidade comprada no período que está sendo avaliado.
EF é a quantidade de bens em estoque no período final do período da análise.
Supondo que seu EI é de R$ 4.000, o C no período foi de R$ 2.000, e o EF corresponde a R$ 1.000, o cálculo CMV seria:
CMV = 4.000 + 2.000 – 1.000
Portanto, o CMV seria correspondente a R$ 5.000.
A fase mais significativa é monitorar o resultado final para que ele esteja sempre dentro de 35% da receita, afinal um índice CMV maior que essa porcentagem não é financeiramente sustentável.
Conte com a MDF Contabilidade
Você gostaria de simplificar o cálculo do CMV e manter a saúde financeira de seu negócio? Em caso afirmativo, contate nossos especialistas para cuidar das suas rotinas agora mesmo!
FAÇA AQUI, COM EFETIVIDADE, O CÁLCULO CMV DA SUA FRANQUIA DE CAFETERIA