Índice
Saiba como ocorre a apuração do PIS e da Cofins do Lucro Real
Entenda, de maneira facilitada, como realizar a apuração do PIS e da Cofins no Lucro Real
O PIS e a Cofins Lucro Real é uma apuração que costuma trazer muitas dúvidas aos gestores.
Sabendo disso, elaboramos o presente artigo para ajudar você a entender mais sobre o assunto.
Em nosso material, vamos entender mais sobre o que é e como funciona a apuração do PIS e da Cofins Lucro Real, cuidados que você precisa ter ao realizá-la e com quem contar para simplificar o seu dia a dia quanto a esse tema.
Leia o nosso material até o final e saiba mais!
O que são o PIS e a Cofins Lucro Real?
PIS e Cofins Lucro Real consistem em dois tributos diferentes.
O primeiro é a sigla para Programa de Integração Social, já o segundo se trata da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social.
Ambos devem ser pagos por pessoas jurídicas optantes pelo Lucro Real, mas também empresas de outros segmentos recolhem os respectivos tributos, como as do Lucro Presumido e as do Simples Nacional (incluso no valor recolhido no DAS).
Sugestão de artigos:
- Nota fiscal: como emitir pelos serviços realizados?
- Lucro Real: saiba tudo sobre essa tributação
- Planejamento tributário: como montar?
Como funciona a apuração do PIS e da Cofins Lucro Real?
Tratando-se da apuração do PIS e da Cofins Lucro Real, a empresa deverá calculá-los sobre o faturamento obtido no período.
As alíquotas que devem ser usadas são:
- PIS: 1,65%;
- Cofins: 7,6%.
Contudo, é necessário lembrar que podem ser utilizados os créditos dos impostos, nos mesmos percentuais, ao se adquirir insumos.
Outro ponto importante é que existem produtos cuja tributação é monofásica, ou seja, a tributação do PIS e da Cofins Lucro Real já foi finalizada em momentos anteriores.
Isso é muito comum de acontecer, por exemplo, com cosméticos e itens de higiene pessoal.
O vídeo abaixo vai ajudar você a entender mais sobre a tributação monofásica do PIS e da Cofins:
Quais cuidados ter para que a apuração ocorra da forma correta?
Um aspecto importante que deve ser considerado é a respeito dos aspectos tributários que se aplicam à sua empresa e aos produtos que estão sendo comercializados.
Por exemplo, ao não levar em conta a tributação monofásica (ou mesmo alíquota zero), você poderá ter que recolher os tributos em duplicidade.
Outro ponto importante relativo à apuração é o código de recolhimento que deve constar no Documento de Arrecadação Federal (DARF), além do envio das declarações com informações corretas.
No link abaixo, você conhecerá quem poderá ajudar você a lidar com esses pontos da maneira certa:
MDF Contabilidade: soluções alinhadas às necessidades do seu negócio!
Como a gente pôde perceber em nossa conversa, o PIS e a Cofins são dois atributos importantes na apuração de empresas optantes, contudo podem apresentar detalhes na forma como precisam ser calculados.
Nesse viés, contar com a ajuda de quem entende é fundamental para evitar que você tenha problemas, e nós, do MDF Contabilidade, podemos ajudar você nessa tarefa.
Entre em contato conosco, converse com um de nossos especialistas e conheça, de perto, as vantagens de contar com o nosso apoio.
Preciso de suporte para lidar com meus tributos com mais tranquilidade!